Close

A importância da socialização para o bem estar de seu cão!

A importância da socialização para o bem estar de seu cão!

Adestramento DesCÃOplicado

Um amigão educado e sociável! Este é um sonho de muitos daqueles que amam os cães e que tem o privilégio de desfrutar de sua companhia! Infelizmente nem todos o realizam!

Quantas vezes nos deparamos com nossos melhores amigos apresentando comportamentos anti-sociais? Latidos excessivos para pessoas, cães e outros animais! Agressividade? Medo? Perguntamos-nos o “por quê” desses comportamentos e muitas vezes ficamos sem resposta.
Para começarmos a entender determinados comportamentos precisamos, antes de qualquer coisa, saber como se inicia o desenvolvimento de nosso melhor amigo!

Hoje em dia, é comum o filhote chegar ao novo lar com 45 dias de vida, sem que tenha passado com pais e irmãos tempo suficiente para aprender lições que nós humanos não seremos capazes de lhe ensinar. Este “tempo” a que nos refirimos vai do nascimento até por volta da 12ª semana, no qual o cãozinho terá com seus pares a oportunidade de aprender, entre outras coisas, noções de hierarquia, sempre através dos “jogos” desenvolvidos com pais e irmãos. As figuras paterna e materna são fundamentais neste período, pois são elas que mostrarão, pela primeira vez, que existe um limite. Mesmo para suas brincadeiras!. Este é chamado de “Período de Socialização”.

Tudo pelo que o filhote passar neste período será para toda a vida, e é importante que seja gradativamente apresentado a outros animais e coisas com as quais terá que se deparar no futuro. Outros cães, animais, pessoas, diferentes barulhos e objetos, ajudarão na formação da personalidade do cãozinho, contribuindo para que seja um adulto equilibrado e não venha apresentar comportamentos como os citados no inicio da matéria.
É claro que tudo deverá ser supervisionado, pois assim como as lições, os traumas nesse período também serão para toda a vida. O acompanhamento por um adestrador/comportamentalista neste período será importante!
Mas é só neste período que devemos permitir estas experiências?
Claro que não!

Durante toda a vida do peludo, ele deverá passar por experiências diversas, o que lhe permitirá ser um animal mais equilibrado e feliz.

Mas se você já tem um peludo em sua casa que apresenta comportamentos anti-sociais, ou mesmo outros comportamentos que estão lhe deixando de cabelo em pé, e ele a muito já passou das 12 semanas, o ideal é que procure um adestrador/comportamentalista competente. Este profissional, baseado no estudo do comportamento animal e no histórico de vida de seu amigão, lhe dará orientações valiosas que lhe ajudarão a resolver possíveis problemas.
Teca Marinho

Related Posts

×

ADESTRAMENTO DESCÃOPLICADO WhatsApp Chat

×